Arquitetura e Engenharia
A Arquitetura e Engenharia Civil, são duas carreiras que diferem entre si, embora pareçam semelhantes, por seguirem o mesmo ramo da construção civil. Muitas pessoas não compreendem a distinção destas áreas e ficam na duvida de qual profissional contratar quando desejam construir suas moradias ou escritórios comercias, por exemplo.
Em termos legais, tanto o Arquiteto quanto o Engenheiro podem atuar na edificação, se responsabilizando pelos projetos, execução e fiscalização. Porém a formação acadêmica tem focos mais diferenciados. O curso de arquitetura mistura disciplinas de Ciências Humanas e Exatas. Já o curso de engenharia é mais voltado para as Ciências Exatas. E, por isso, cada um atua muito melhor em um aspecto da construção do que o outro.
Mas afinal, quais são estes aspectos?
Especificando... O que faz um arquiteto???
O arquiteto organiza e projeta os espaços, de acordo com a funcionalidade, conforto e a estética. Antes de começar a projetar, o arquiteto também se responsabiliza por conversar com o cliente, para entender o que ele espera do espaço projetado, suprindo todas suas necessidades e preferências. Então resumindo, é o arquiteto que da início aos estudos para elaborar e planejar uma obra.
Nos projetos, este profissional representa a melhor forma para aproveitar cada espaço, levando em conta as preferências do cliente, mas também dando ideias para inovar e aproveitar as condições como, iluminação, ventilação e insolação natural nos ambientes. Além de dar inicio ao projeto, o arquiteto também cuida da parte final, ou seja, os acabamentos de pisos, paredes e forros.
O arquiteto tem uma ampla área de atuação, além de poder trabalhar com projetos residenciais, industrias e comerciais e interiores, ele também tem a habilidade de elaborar projetos de urbanismo, como praças públicas, parques, centro de eventos entre outros.
E o engenheiro civil???
O engenheiro civil é responsável por projetar, gerenciar e executar as obras, construções e reformas de casas, prédios, viadutos, estradas, etc. Acompanhando todas as etapas da obra, analisando o terreno e difinindo os tipos de fundação. Ele garante a estabilidade da obra e sua segurança, calculando efeitos de mudanças de temperatura, vento e resistência dos materiais. Ele desenvolve no projeto as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício.
O engenheiro civil também está habilitado para coordenar o canteiro de obras, chefiando as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.
Então quem devo escolher?
É aconselhável que Arquitetos e Engenheiros Civis trabalhem juntos, pois o serviço especializado de cada um faz muita diferença no resultado final, além de mais qualidade ao projeto. Mas cabe ao cliente definir a sua escolha. Geralmente em função do custo envolvido na contratação de dois profissionais, é mais frequente as pessoas contratarem apenas um deles ou até mesmo optarem por não contratar um profissional para sua construção.
Parece simples o trabalho em conjunto, mas se estes profissionais não tiverem uma comunicação adequada, a obra pode não alcançar um resultado esperado. Muitos professores e profissionais destas áreas mencionam esta importância do trabalho em conjunto, levando em conta que na maioria dos escritórios, possuem setores de ambos os ramos, para uma melhor comunicação, e assim uma qualidade mais elevada de projetos.