top of page

FURB x Cidade x Acessibilidade

A acessibilidade é um atributo fundamental no ambiente que garante a qualidade de vida das pessoas, principalmente para uma parte da população que sofre com alguma deficiência ou possuem mobilidade reduzida, logo, a cidade e as edificações devem ser planejadas e projetadas para que todos tenham o direito de se locomover e exercer suas funções. Ao caminhar por Blumenau é comum se deparar com pontos da cidade que possuem difícil acesso até mesmo para quem não possui uma deficiência, com isso, pessoas que tem dificuldade em se locomover, seja um idoso, uma gestante ou um cadeirante, acabam tendo uma rotina desafiadora e que requer esforço.

Em 2015, a prefeitura de Blumenau lançou o programa calçada nota 10, que tinha como objetivo a criação de passeios mais seguros e principalmente mais acessíveis. No site da prefeitura também é possível acessar um guia prático que aborda o tema mobilidade de forma ilustrada e com fácil entendimento, trazendo informações sobre calçadas acessíveis com normas e sugestões. O download destes guias você pode encontrar acessando http://www.blumenau.sc.gov.br/governo/secretaria-de-desenvolvimento-urbano/pagina/calcada-nota-10-seplan  


Entretanto, mesmo com essas iniciativas positivas é grande o número de lugares sem acesso, sem calçadas, desníveis, com degraus altos ou rampas sem a inclinação mínima desejada, tornando-se obstáculos na vida dos portadores de necessidade que são obrigados a se arriscarem todos os dias.

Desnível entre calçada e faixa de pedestre

(Rua Antonio da Veiga - Esquina do Giassi)

O reflexo da falta de acessibilidade na cidade é nítido em vários edifícios, até mesmo nos Campus da FURB. A Universidade Regional de Blumenau proporciona diferenciados cursos que atraem estudantes de várias regiões e colaboram com o crescimento da própria cidade, por isso se torna imprescindível que seja igualmente acessível para os alunos, professores e a sociedade em geral. Atualmente, estão matriculados 65 deficientes físicos declarados na matrícula, 12 deficientes auditivos, 10 com deficiência locomotora, 5 cadeirantes e 2 deficientes visuais. A infraestrutura da FURB também pode atender as necessidades da comunidade, porém a grande quantidade de muros nos campus acabam diminuindo a interação entre a universidade e a comunidade e poucas pessoas se sentem convidadas a entrar ou se interessam em conhecer, tornando-se um ponto falho de acessibilidade.

Poste na calçada

(Campus III)

O desenho universal é uma boa alternativa para solução dos problemas relacionado a acessibilidade pois tem o objetivo de definir projetos de produtos e ambientes para serem usados por todos sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência. O desenho universal não é uma tecnologia direcionada apenas aos que dele necessitam, é desenhado para todas as pessoas. A ideia é evitar a necessidade de ambientes e produtos especiais para pessoas com deficiências, assegurando assim que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços da universidade. Conheça um pouco mais sobre os princípios do desenho universal:

Acesso à cantina com acessibilidade aos deficiente visuais, mas cadeirantes não conseguem subir sozinhos

(Campus I)

Acesso ao bloco A do Campus I, acessível a deficientes visuais e locomotores

(Campus I)

Diagrama elaborado pelo grupo

Portanto, a acessibilidade é uma conquista árdua que só se faz possível com um conjunto de melhorias através de adequações, mudanças e principalmente o planejamento de edificações, calçadas, nos transportes... Tornando esses meios acessíveis é possível garantir uma maior autonomia e liberdade a todas as pessoas que possuem algum tipo de mobilidade reduzida, seja por qual for o motivo. Garantindo o direito básico de ir e vir com segurança e qualidade para todos faz com que essas pessoas sejam incluídas e ganhem visibilidade na sociedade.

  • Instagram ícone social

Siga-nos no instagram

bottom of page