top of page

PAPEL DO ARQUITETO NA SOCIEDADE

 

Já imaginou que a arquitetura está em toda a sua volta desde que você nasceu?

 

As pessoas nascem em hospitais, habitam em casas, estudam em escolas e universidades, se divertem em espaços noturnos, utilizam o transporte público, visitam museus, torcem nos estádios e frequentam restaurantes. A disposição de todos esses espaços tem interferência dos arquitetos.

A arquitetura tem como objetivo criar um espaço que nos abrigue, nos conecte, nos proporcione mobilidade e o bem-estar. Ela faz parte do início, da continuidade, e do fim de sua vida.

Mas por que tantas vezes não prestamos atenção ao nosso redor? É simples, nem toda boa música seria perceptível se estivessem em nossos ouvidos 24 horas por dia, como a arquitetura está! Como já dizia Paulo Mendes da Rocha, “Arquitetura não é para ser vista, é para ser vivida”.

Basta observar com cuidado vários exemplos arquitetônicos e é possível verificar que a criatividade possibilita fazer muito com pouco. Percebe-se então, que o arquiteto dispõe de condições para criar moradias e ambientes urbanos -  creches, escolas, centros de comércio, praças e ginásios - de qualidade, em que a população possa viver confortavelmente. Muitas vezes esses espaços projetados possibilitam o desenvolvimento social e econômico da cidade onde foram construídos.

Assim, para exemplificar como a arquitetura pode melhorar a convivência das pessoas, foi escolhido o projeto do SESC Pompéia, realizado pensando nas pessoas que iriam frequentar aquele ambiente, como também a busca pela transformação e o aumento turístico da cidade. Além deste, foi apresentado um exemplo regional denominado Rota do Enxaimel, situada em Pomerode, demonstrando a importância de preservar as construções pré-existentes e manifestando seu potencial cultural.

SESC PMOPÉIA Lina Bo Bardi

Fonte: Archdaily

Outro projeto que aproximou a comunidade, ampliou a perspectiva cultural e valorizou o local em que se encontra é o SESC Pompéia de Lina Bo Bardi. A arquiteta projetou no espaço anteriormente destinado a uma fábrica de tambores, um centro cultural, de lazer, esportes e variadas oficinas.

Nesta obra concluída em 1982, com duração de 9 anos de trabalho, a arquiteta manteve toda estrutura em concreto armado e vedações de alvenaria. Percebendo que o espaço da fábrica abandonada já era utilizado por crianças e adultos, Lina manteve a estrutura e acrescentou espaços de convivência com lareira e até um riacho, proporcionando aconchego ao ambiente. Além disso, para que fosse possível comportar todo o programa destinado ao SESC, foi necessário edificar duas torres ao fim do lote. Além proporcionar a modernização do espaço, trouxe um aspecto monumental para o complexo. Lina conseguiu deixar seu projeto permissível, o lugar veio antes que o projeto, e não o contrário.

Atualmente são realizados shows, exposições, espetáculos históricos e oficinas de artesanatos. O SESC tornou-se um ponto de encontro, um local para realização de diversas atividades, capaz de unir as massas e consequentemente proporcionar vitalidade ao local em que está inserido.

 

 

ROTA DO ENXAIMEL EM POMERODE

 

               Mas, não é preciso ser obras grandiosas como as descritas anteriormente para chamar atenção das pessoas. Um exemplo mais perto de nós é a cidade de Pomerode, a qual encanta as pessoas que a visitam e representa muito a cultura alemã, com seus traços culturais retratados na arquitetura de casas e ruas. O maior acervo de construções em enxaimel do país se encontra na "Rota do Enxaimel", um trajeto turístico que apresenta mais de cem casas tombadas pelo patrimônio histórico em nível municipal, estadual ou federal. Tais condicionantes tornam digno o título designado a Pomerode como a “cidade mais alemã do Brasil”.

Casa família Lemke

Fonte: Freitas (2017)

Pórtico do Imigrante Woolfgang Weege

Fonte: Freitas (2017)

Casa Comercial Weege

Fonte: Freitas (2017)

Perante os exemplos apresentados, compreende-se a importância do olhar crítico de um arquiteto. Designado a analisar aspectos negativos e positivos de determinada localidade, considerando, fluxos, entorno natural e edificado, o arquiteto objetiva funcionalidade mesclada com estética do projeto em questão. As construções realizadas nos exemplos apresentados tornaram-se potencialidades para as cidades em que se encontram, além de pontos de encontro, atraem visitantes de diferentes cidades, estados e até mesmo países. Através do exemplo da Rota do Enxaimel de Pomerode, compreende-se a importância de restaurar e preservar as construções que fazem parte da história da cidade e que trazem consigo memórias de gerações,

A arquitetura deve ser feita para todos, propagando ideias e valores, bem como facilitando e contribuindo cada vez mais o convívio em sociedade. Segundo Norman Foster “como arquiteto, se desenha para o presente, com certo conhecimento do passado, para um futuro que é essencialmente desconhecido”.    

 

Referências Bibliográficas

 

ARQUITETURA, Portal 44. A grande importância da função social dos arquitetos. [2016]. Disponível em: <http://44arquitetura.com.br/2016/06/a-funcao-social-dos-arquitetos-importancia/> Acesso em: 22 maio 2018.

 

FRACOLOSSI, Igor. Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/01-153205/classicos-da-arquitetura-sesc-pompeia-slash-lina-bo-bardi> Acesso em: 29 maio 2018.

 

FREITAS, Lyara. Por uma verdadeira viagem à cultura germânica na Rota do Enxaimel em Pomerode. Disponível em: <https://travelpo.st/rota-do-enxaimel-pomerode/> Acesso em: 18 jun. 2018.

 

ASSOCIAÇÃO VISITE POMERODE. A cidade de Pomerode. Disponível em: <https://www.pomerode.com.br/page.php?id=931> Acesso em: 15 jun. 2018.

  • Instagram ícone social

Siga-nos no instagram

bottom of page